sexta-feira, 18 de setembro de 2009

10ª Oficina - DEVER DE CASA

Leitura e estudo:
TP5 – Parte I
Unid. 19 e 20

Socializando o seu conhecimento:
TP5 – Parte II
Unid. 20, pág. 199


[A situação-problema da largura do lago a que se refere a Tarefa 3, está na pag. 164. Já a Atividade 14, está na pag. 166. Você pode fazer as adaptações que julgar necessárias ou escolher outra atividade proposta no TP ou AAA.]

9ª Oficina

Parabéns a todos pela participação!




segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Projeto Interdisciplinar

Para a finalização do programa, o professor cursista deverá desenvolver um projeto de preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir:


a) Temática: definir um tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa e seja contextualizado à realidade de sala de aula.


b) Problemática: definir uma situação-problema a ser focada mediante seu desenvolvimento.


c) Fundamentação teórica: definir os conceitos e as teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas.


d) Objetivos: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem alcançados com a sua implementação.


e) Metodologia: definir os passos a serem seguidos e os recursos materiais a serem utilizados para a sua realização.


f) Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos.


g) Equipe de trabalho: definir as áreas de conhecimento envolvidas, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.


h) Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.

[Agende o atendimento com sua professora formadora em sessões individuais na escola ou na SEDUC.]

Para pensar

“A educação não é espontânea. Seus princípios precisam ser repetidos, postos em prática durante anos. Não é de outra forma que poderemos nos transformar. Esse aprendizado é vital para vivermos em sociedade e fazermos de nós melhores seres humanos.” Dalai Lama

Sobre Registro

Com a intenção de contribuir com a prática do registro, necessária à nossa profissão, sugiro o endereço abaixo, onde poderão encontrar um texto da Profª. Madalena Freire - do Espaço Pedagógico de São Paulo, intitulado "O papel do registro na formação do educador", o qual nos esclarece e ao mesmo tempo nos coloca questões instigantes a respeito do assunto.

domingo, 6 de setembro de 2009

9ª Oficina - DEVER DE CASA

Iniciando o TP 5 - "DIVERSIDADE CULTURAL E MEIO AMBIENTE: DE ESTRATÉGIAS DE CONTAGEM ÀS PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS".

Leitura e Estudo:

TP 5 – PARTE I

Unid. 17 e 18

Socializando o seu conhecimento:

TP 5 – PARTE II

Unid. 18 (p.197)

[A atividade 9 a que se refere a tarefa 3, está na página 66. Você pode fazer as adaptações que julgar necessárias ou escolher outra atividade proposta no TP ou AAA.]

quarta-feira, 2 de setembro de 2009