domingo, 31 de maio de 2009

4ª Oficina - DEVER DE CASA

Vamos ver o que vem por aí, no TP 2?! O tema das próximas unidades é Seguridade, sendo que a unidade 7 trata da previdência social e unidade 8 trata dos seguros de vida. Temas que nos interessam porque, nas situações reais, não temos o controle sobre o que vai acontecer, ou seja, temos de lidar com a incerteza. Contudo, é possível tomar certas precauções, não é mesmo?! Então, mãos a obra!

Leitura e estudo:
TP 2 – PARTE I - Unid. 7 E 8

Socializando o seu conhecimenhto:
TP 2 – PARTE II - Unid. 8 (p. 227)

sexta-feira, 29 de maio de 2009

3ª Oficina

Está sendo um prazer trabalhar com um grupo tão motivado. Parabéns a todos!


Parabéns Helena!

Parabéns Helena! Sua apresentação do Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula deste 3º Encontro mostra seu envolvimento com o programa. Sabemos que é um desafio esta experiência com alunos do 2º ano do 2º ciclo e suas adaptações foram fundamentais para o acontecimento da atividade. Continue se esforçando!

Parabéns, Rubens!

Parabéns Rubens! A maneira como apresentou sua solução para o problema dos navios envolveu e convenceu a todos, vamos aguardar novas propostas para confrontar com sua resposta. Quem sabe professores de outros grupos?! Também gostariamos de parabenizá-lo pela apresentação do Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula deste 3º Encontro. É com este entusiasmo e dedicação que vamos despertar em nossos estudantes a satisfação em aprender. Já estamos ansiosos para os próximos momentos de troca de experiências, valeu!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Para pensar

“Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo. E uma das condições necessárias a pensar certo é não estarmos demasiado certos de nossas certezas.” Paulo Freire

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Parabéns!!!

Parabéns aos cursitas que apresentaram o Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula em nosso 2º Encontro. Professoras:

  • Berenice
  • Gabriela
  • Jaqueline
  • Magna
  • Marta
  • Maura

A partir da situação-problema proposta aos estudantes verificamos nos relatos que várias outras questões foram surgindo e sendo trabalhadas. É isso ai pessoal, já podemos perceber mudanças no trabalho pedagógico em matemática desenvolvido por todos nós, parabéns!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

3ª Oficina - DEVER DE CASA

Nossa! Quanta coisa foi tratada neste primeiro TP. Todos se envolveram muito nas atividades propostas remexendo em conhecimentos que já vimos e buscando outros. Agora, iniciaremos o trabalho com o TP2. Vamos nos preparar para a próxima oficina realizando o dever de casa. Um bom trabalho e até breve!

Leitura e Estudo:
TP 2 – PARTE I - Unid. 5 e 6

Socializando o seu conhecimento:
TP 2 – PARTE II - Unid. 6 (p. 225)
Escolher entre as atividades:
9, 10, 11, 12 ou 13 (p. 88 à 93)

[Tragam jornal para o nosso 3º encontro.]

terça-feira, 12 de maio de 2009

2ª Oficina

Nossa 2ª oficina foi um sucesso! Parabéns pessoal!










IMC (Índice de Massa Corporal)

Estes links apresentam tabelas com os valores de IMC (Índice de Massa Corporal) para crianças e adolescentes. É um bom material para trabalhar este tema em sala de aula. Fica aí uma sugestão!

http://veja.abril.com.br/idade/testes/saude/gordura3.html

http://essf-appaulo.blogspot.com/2007/10/tabela-do-imc-para-adolescentes.html

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Impostos na alimentação

Será que sabemos exatamente quanto de impostos desembolsamos na hora da compra de supermercado, por exemplo?

Essa reportagem com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), pode nos ajudar nestes cálculos. Veja!

2ª Oficina - DEVER DE CASA

Para que as discussões do nosso 2º encontro sejam produtivas é necessário que todos façam o dever de casa.

Leitura e Estudo:
TP 1 – PARTE I - Unid. 3 e 4

Socializando o seu conhecimento:
TP 1 – PARTE II - Unid. 3 (p.208)
[A Tarefa 3 se refere a Situação-problema para os alunos da pag. 131 e 132 (TP1 - Unid. 3)]

O Problema dos Navios


Diariamente, um navio parte do Porto A em direção ao Porto B ao meio dia.
No mesmo horário um outro navio parte do Porto B em direção ao Porto A.
Isso vem ocorrendo há vários anos...
Sabendo que para percorrer essa distância cada navio leva 7 dias.
Com quantos navios cada navio cruzará?

ENCONTROS PRESENCIAIS

Aula Inaugural - 23/04
1ª Oficina: 28/04 e 30/04
2ª Oficina: 12/05 e 14/05
3ª Oficina: 26/05 e 28/05
4ª Oficina: 09/06 e 18/06
5ª Oficina: 23/06 e 25/06
6ª Oficina: 07/07 e 09/07
7ª Oficina: 04/08 e 06/08
8ª Oficina: 18/08 e 20/08
9ª Oficina: 01/09 e 03/09
10ª Oficina: 15/09 e 17/09
11ª Oficina: 06/10 e 01/10
12ª Oficina: 20/10 e 22/10
Apresentação dos Projetos: 03/11 e 05/11
Avaliação e Encerramento: 17/11 e 19/11

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Aula Inaugural

A aula inaugural aconteceu no dia 23 de abril no teatro da PUC-MINAS, Contagem. Os professores cursistas de português e matemática foram recebidos pelo Secretário Adjunto de Educação e Cultura do nosso município, pela Coordenadora Administrativa e Pedagógica do programa e pelos professores formadores. Foi apresentada a proposta do programa e entregue o material para o inicio das atividades.